segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividade de Avaliação

Execução do Plano de Aula - Relato da Experiência



CONHECENDO OS POVOS INDÍGENAS DO NORDESTE
Isadora Gonçalves Brasil

APRESENTAÇÃO

Este trabalho parte de uma discussão acerca da aplicação de um plano de aula com a seguinte temática Conhecendo os povos indígenas do nordeste. O plano de aula foi aplicado na turma de 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal da cidade do Recife.
Dessa forma, este trabalho teve como objetivo possibilitar aos alunos do 2º ano uma compreensão dos principais conceitos que envolvem a noção de objetos culturais fazendo uso de fotografias em sala de aula, o qual buscou conhecer os elementos que envolvem o objeto cultural “a fotografia”, além de trabalhar os conceitos que envolvem a compreensão sobre os povos indígenas.

MÉTODOS E TÉCNICAS

As atividades foram organizadas da seguinte forma: Discussão a respeito do que um museu; Fazer estudo sobre um objeto cultural; Diálogo a respeito dos modos de vida desde a formação do povo brasileiro até os tempos atuais; Observar através de fotos diferentes modos de vida; Identificar as semelhanças e diferenças dos povos que habitavam/habita o Brasil. Buscar novos conhecimentos; Representar um aspecto da formação do povo brasileiro para consolidação do conhecimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir da realização desta atividade, foram perceptíveis as dificuldades dos alunos sobre objetos culturais e a função do museu. Muitos não sabiam para a função do museu, nem a utilidades dos objetos contidos nele. Este momento foi muito rico e trabalhoso, pois os alunos tinham a idéia que o museu era lugar de guardar “coisas velhas”, e a partir disto fiz um trabalho intensificando a importância dos elementos culturais na sociedade. A discussão a respeito do museu e os objetos culturais trouxeram questionamentos do tipo: Minha cama também é um objeto cultural? Esse momento foi muito rico, porque os alunos se questionaram sobre os elementos que estão próximo deles e relacionando ao assunto abordado.
No trabalho com as fotografias houve um bom envolvimento dos alunos, pois eles puderam ver como os índios se organizavam, dormiam, caçavam, e etc. Neste momento foi enfatizado a formação o povo brasileiro e a diferença dos povos que habitaram/habitam o Brasil, que foi de forma muito atrativa e interessante. E com este trabalho envolvente o retorno das pesquisas foi significativo tanto para o professor quanto para o aluno, pois os alunos foram em busca de algo que é importante para eles.
No momento da produção textual, onde os alunos escreveriam sobre uma característica dos povos indígenas, foi o momento de consolidar os conhecimentos construídos e os alunos foram muito espontâneos na produção, pois alguns falaram das características dos povos indígenas relacionando aos objetos culturais deixados por eles. Outros alunos descreveram a característica e seu significado na sociedade, que também foi pertinente a nova visão que eles têm sobre os objetos culturais, que antes era “coisas velhas”.
Neste sentido, durante o estudo sobre a formação do povo brasileiro a partir do trabalho com objetos culturais, os alunos puderam de forma concreta e atrativa compreender o significado dos objetos culturais, bem como a organização dos povos indígenas, onde todos estavam envolvidos e participaram efetivamente das atividades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A execução deste plano de aula foi muito relevante no que diz respeito ao conhecimento referente aos elementos culturais, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um objeto cultural, sua funcionalidade e sua importância na sociedade, além de nos ofereceu uma experiência significativa, a qual proporcionou fazer um trabalho atrativo, com significado e rico em conhecimentos, onde nos deparamos com situações imprevisíveis e obstáculos, dificuldades estas, as quais nós quanto professores devemos estar preparados. Portanto a atividade proposta veio a contribuir e muito para nossa formação docente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial, 2003. Disponível em: HTTP://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ensino de historia com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio. Caderno do CEOM – Ano 22, n. 31. Espaço de memória: abordagens e práticas.

2 comentários:

  1. Isadora,
    Relatório muito claro. Mas poderias ter se utilizado mais da bibliografia.
    Muito importante discutir com os alunos o que é museu, mas se não houve a visita... ficou deslocado.
    Já o debate da foto foi bem conduzido.
    Parabéns.

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  2. FENECIT VIII.
    Colégio Anglo Lider Camaragibe
    06/12/2011 das 8h às 12h.
    Participe!!!

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