segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividade de Avaliação

O plano de aula sofreu alterações significativas devido a impossibilidade de levar os alunos à um museu, por motivos de autorização dos pais e transporte, para realização da aula passeio.


ALUNA: ISADORA GONÇALVES BRASIL


Introdução
A atividade proposta busca, a partir da metodologia da educação patrimonial levar o educando a conhecer a importância e preservação dos elementos culturais. A partir disto é proposto um trabalho com fotografias onde os alunos possam identificar/descrever os povos indígenas, seus costumes e valores. E desta forma, buscaremos descobrir a função original dos objetos culturais e sua importância no modo de vida das pessoas que os criaram, é o que propõe a metodologia da Educação Patrimonial defendida por Horta, 2003.

Público Alvo: 2ª/ 3º Ano
Tema da aula: Conhecendo os povos indígenas do nordeste
Duração: 4 aulas
Competência- Objetivo
- Identificar e compreender a organização do museu, bem como sua função.
- Possibilitar a compreensão a respeito da identidade dos povos indígenas do nordeste.
- Compreender o significado dos objetos culturais.
- Reconhecer as heranças culturais indígenas, possibilitando a compreensão de seu processo histórico.

Conteúdos a serem trabalhos
- Formação do povo brasileiro;
- História dos povos indígenas;
- Estudo do objeto cultural;

MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Problematização Inicial
O que é um museu? Qual a sua função?

Organização do Conhecimento
Discussão a respeito do que um museu; Fazer estudo sobre um objeto cultural; Diálogo a respeito dos modos de vida desde a formação do povo brasileiro até os tempos atuais; Observar através de fotos diferentes modos de vida; Identificar as semelhanças e diferenças dos povos que habitavam/habita o Brasil. Buscar novos conhecimentos; Representar um aspecto da formação do povo brasileiro para consolidação do conhecimento.

Aplicação do Conhecimento
1º Momento:
A princípio, será sondado dos alunos o que eles sabem sobre museus. Os alunos serão questionados como perguntas do tipo: O que é um museu? Para que serve? Que função tem na sociedade? A partir destes questionamentos, será apresentado aos alunos alguns aspectos sobre o museu, bem como sua funcionalidade.
Em seguida será feito um estudo de um objeto cultural para que seja possibilitado aos alunos uma compreensão do que é um objeto cultural de forma significativa.
O objeto de estudo será a “fotografia”. E para investigação do mesmo, será questionado aos alunos qual a sua função/uso. Com questionamentos do tipo: de que material é feito? Para que serve? Porque o fizeram? Qual o seu valor? Com isto, pediremos aos alunos que registrem características do objeto estudado e posteriormente façam pesquisas em busca de mais informações a respeito do objeto (a foto). Depois será pedido que os alunos façam um texto descrevendo o objeto (a foto) de estudo descrevendo as suas diversas características e funcionalidades. Desta forma, possibilitarmos aos alunos que tal objeto tenha um significado para si, bem como a compreensão do processo histórico do objeto cultural.
2º Momento:
Neste momento será questionado aos alunos a respeito dos povos e os modos de vida do Brasil. O aluno trará seus conhecimentos a respeito do que está sendo abordado. A professora (o) anotará no quadro as informações (hipóteses) dos alunos sobre os modos de vida que foram citados para montagem de um esquema posteriormente. Também será retomada a pesquisa sobre o objeto cultural estudado (a fotografia).
E a partir da pesquisa serão distribuídas fotos de diferentes épocas e povos que habitavam/habita o Brasil e observaremos suas diferenças e semelhanças. Serão focados, os povos indígenas, assim como seus costumes, crenças, valores, meio de sobrevivência, vestimentas e etc. já que foram os primeiros povos a habitar o Brasil. Este momento se dará a partir dos relatos dos alunos e será registrado no quadro.
Momento:
Iniciaremos retomando o momento anterior, analisando as fotos dos povos indígenas e retomando a discussão sobre os mesmos. Após a discussão sobre os povos do Brasil, iremos identificar possíveis semelhanças e diferenças desses povos (os indígenas) e estabelecer relação com os povos que atualmente habitam nosso país, comparando e observando se ainda encontramos algo dos povos antigos no nosso cotidiano.
4º Momento:
Será proposto aos alunos que busquem mais informações a respeito dos povos indígenas, bem como eram e como estão organizados atualmente. Tais pesquisas serão orientadas de forma que os alunos não apenas “copiem e cole” informações e sim que busquem ler e compreender o sentido da pesquisa e das informações. Depois de feita as pesquisas, as mesmas serão discutidas, em sala de aula, as informações encontradas, enfatizando o processo histórico da formação dos povos indígenas.
5º Momento:
O aluno deverá representar em forma de produção textual uma das características mais significativa dos povos indígenas relacionando ao que ainda possuímos da cultura indígena, justificando porque a escolheu, qual o seu significado na sociedade e historicamente, além de relatar o significado da obra para a sociedade atualmente.
Ao final desta atividade será confeccionado junto aos alunos um painel com informações de como eram os indígenas há tempos atrás (época da descoberta do Brasil) e como eles vivem hoje.

Avaliação de Aprendizagem
O processo avaliativo se dará a partir da análise das produções textuais e da participação dos alunos, bem como sua compreensão a respeito do conhecimento construído. Além de considerar a pesquisa feita por eles. E desta forma tornar a avaliação processual e contínua.

Material de Apoio/ Recursos
- Papel Ofício
- Quadro
- Pilotos/ Lápis de cor
- Fotografias

Bibliografia
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial, 2003. Disponível em: HTTP://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ensino de historia com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio. Caderno do CEOM – Ano 22, n. 31. Espaço de memória: abordagens e práticas.

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