domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade de Avaliação

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – 8º PERÍODO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA II
PROFESSOR: RICARDO PACHECO
ALUNA: ISADORA GONÇALVES BRASIL

Justificativa
A atividade proposta busca, a partir da metodologia da educação patrimonial levar o educando a conhecer a importância e preservação dos elementos culturais. A partir disto é proposta uma visita ao Museu do Homem do Nordeste, em especial a exposição: “Terra, Trabalho e Identidade”, para conhecer as obras da tal exposição. E desta forma, buscaremos descobrir sua função original dos objetos e sua importância no modo de vida das pessoas que os criaram, é o que propõe a metodologia da Educação Patrimonial defendida por Horta, 2003.
Em se tratando da exposição a ser visitada “Terra, Trabalho e Identidade”, iremos da ênfase do módulo: povos indígenas do nordeste. Neste módulo é tratada a identidade desses povos, seus costumes, bem como as contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Em suma a visita ao museu será rica em conhecimentos no qual buscaremos possibilitar aos alunos um contato com momentos históricos da nossa sociedade em especial o nordeste.

Público Alvo: 2ª/ 3º Ano
Tema da aula: Conhecendo os povos indígenas do nordeste, uma visita ao museu.
Duração: 4 aulas
Competência- Objetivo
- Identificar e compreender a organização do museu, bem como sua função.
- Possibilitar a compreensão a respeito da identidade dos povos indígenas do nordeste.
- Compreender o significado dos objetos culturais.
- Reconhecer as heranças culturais indígenas, possibilitando a compreensão de seu processo histórico.

Conteúdos a serem trabalhos
- Formação do povo brasileiro;
- História dos povos indígenas;
- Estudo do objeto cultural;

MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Problematização Inicial
O que é um museu? Qual a sua função?

Organização do Conhecimento
Discussão a respeito do que um museu; Fazer estudo sobre um objeto cultural; Fazer uma visita ao museu do homem do nordeste; sistematizar as informações obtidas no museu; Buscar novos conhecimentos; Descrever uma obra para consolidação do conhecimento.

Aplicação do Conhecimento
1º Momento:
A princípio, será sondado dos alunos o que eles sabem sobre museus. Os alunos serão questionados como perguntas do tipo: O que é um museu? Para que serve? Que função tem na sociedade?
Após os questionamentos será feito um estudo de um objeto cultural para que seja possibilitando aos alunos uma compreensão do que é um objeto cultural, para que a visita ao museu seja significativa e prazerosa.
O objeto de estudo será o “caderno”. E para investigação do mesmo, será questionado aos alunos qual a sua função/uso. Com questionamentos do tipo: de que material é feito? Para que serve? Porque o fizeram? Qual o seu valor? Com isto, pediremos aos alunos que registrem características do objeto estudado e posteriormente façam pesquisas em busca de mais informações a respeito do objeto (o caderno). Depois será pedido que os alunos façam um texto descrevendo o objeto (o caderno) de estudo descrevendo as suas diversas características e funcionalidades. Desta forma, possibilitarmos aos alunos que tal objeto tenha um significado para si, bem como a compreensão do processo histórico do objeto cultural.
2º Momento:
Será organizada uma visita ao museu, para que os alunos possam vivenciar os momentos históricos contidos no museu, bem como sua organização e funcionalidade.
Na visita ao museu será pedido que os alunos observem a exposição “Terra, Trabalho e Identidade”, observando com atenção a explicação do monitor sobre a exposição.
Momento:
Após a visita do museu será solicitado que os alunos descrevam o que viram no museu, e que selecione uma obra que foi mais significativa da exposição “Terra, Trabalho e Identidade” e represente a mesma através de desenhos, descrevendo-a em sua forma e funcionalidade histórica.
4º Momento:
Será proposto aos alunos que busquem mais informações a respeito da obra escolhida, bem como informações do museu e das mudanças históricas referentes aos povos indígenas. Tais pesquisas serão orientadas de forma que os alunos não apenas “copiem e cole” informações e sim que busquem ler e compreender o sentido da pesquisa e das informações. Depois de feita as pesquisas, as mesmas serão discutidas, em sala de aula, as informações encontradas, enfatizando o processo histórico da formação dos povos indígenas.
5º Momento:
O aluno deverá representar a obra mais significativa que encontrou na exposição do museu, através de um texto descrevendo a obra e justificando porque a escolheu, qual o seu significado na sociedade e historicamente, além de relatar o significado da obra para a sociedade atualmente.

Avaliação de Aprendizagem
O processo avaliativo se dará a partir da análise das produções textuais e da participação dos alunos, bem como sua compreensão a respeito do conhecimento construído. Além de considerar a pesquisa feita por eles. E desta forma tornar a avaliação processual e contínua.

Material de Apoio/ Recursos
- Papel Ofício
- Quadro
- Pilotos/ Lápis de cor

Bibliografia
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial, 2003. Disponível em: HTTP://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ensino de historia com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio. Caderno do CEOM – Ano 22, n. 31. Espaço de memória: abordagens e práticas.

2 comentários:

  1. Parabéns,
    Excelente planejamento. Procedimento coerentes com os objetivos propostos. Procedimentos claramente orientados pela metodologia apontada.
    Como sugestão: ao final poderias solicitar que os alunos produzissem novos objetos (fotos, desenhos, peças de argila...) que retratassem os objetos escolhidos, e montar uma exposição na escola com estes objetos culturais.

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